Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga



Gênero: RPG
Produtora: Atlus USA
Distribuidora: Atlus
Lançamento: 05/04/2005
Nota: 9,0


A Rê Vendo
Shin Megami Tensei é uma série de extremo sucesso no Japão há muitos anos e só depois do segundo game no PS1 (Persona 2 - Eternal Judgment) foi que a série alcançou o status-mor de RPGs nos States. Apesar de não ser uma das séries que mobilizam os viciados, SMT é bastante respeitada e tem um grupo grande de fãs.

Photobucket - Video and Image Hosting
Projeto de Monstro do Spectroman dispensado pelos produtores

Digital Devil Saga é o ápice de SMT. Sempre com seus enredos girando em torno de demônios e religiões, Digital Devil Saga tem um enredo tão complexo e tão longo que foi lançado em duas partes separadas no mesmo ano. A primeira é a que consiste na apresentação do mundo e dos personagens em questão, que é a que esse texto trata.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Que porra (literalmente falando) é essa!?"

No início, vemos um mundo que é baseado na cultura hinduísta. Depois da destruição quase completa do mundo, os poucos humanos que restaram residem em clãs que dominam determinados territórios. O objetivo de todos os clãs é alcançar o Nirvana, um território destinado apenas ao clã que obtiver a supremacia entre todos os demais. Tudo no game possui nome ou alguma referência à cultura da Índia.

Photobucket - Video and Image Hosting
Fase monocromática

Serph é o líder dos Embryons, um dos principais clãs de Junkyard, o mundo inferio, que trava um combate corporal contra um clã adversário por um estranho objeto em forma de ovo. Quando uma explosão no combate destrói o ovo, a energia liberada atravessa o corpo dos presentes e causa uma expécie de mutação, transformando os soldados em monstros canibais, que passam a se alimentar de carne dos monstros para sobreviver e não se tornar animais sem controle. Do tal ovo, surge uma menina chamada Sera, que pode ser a única salvação deles, já que ela consegue controlar a fome e as transformações. Aí se inicia a jornada de Serph e seus companheiros em busca da salvação e do Nirvana.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Vamo pegá esse frangão e fazê uma canja!"

O sistema de combate é padrão RPG: cada grupo em batalha tem três blocos que representam os turnos. Cada ataque gasta uma diferente quantidade de turnos e administrá-los é a chave para controlar a vitória. A grande sacada é o esquema de weekness and shield.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Eu não sou emo!! EU NÃO SOU EMO!!"

Dependendo do inimigo, ele pode ter fraquezas relativas a um tipo de magia (ou o contrário): se ele for fraco contra a magia lançada, você ganha um turno; caso ele seja imune, você perde um turno a mais no esqueminha de efeito reverso (gelo ganha de fogo, raio ganha de água, etc), e além da tradicional barra de experiência, existe uma outra que serve para aprender novas técnicas.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Vamo batê um carteado aqui ou tá difícil?"

As magias aqui se chamam Mantras e são conquistadas em um mapa. Você compra um pack com três magias (geralmente) e, conforme você ganha experiência nas batalhas, elas são aprendidas em definitivo, assim você pode mudar o pack que quiser aprender.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Vem cá, ninfeta, te dou cinco magias por esse servicinho!"

Conforme se conquista determinadas packs, as outras diretamente ligadas a ela se tornam disponíveis para aprender, dependendo somente da sua opção sobre qual magia aprender primeiro. Alguns Mantras exigem até que voce aprenda mais de uma magia para conquistá-lo.

O único pecado do game é a grande quantidade de batalhas aleatórias, que chegam a cansar, mas nada que tire o brilho do jogo.


Photobucket - Video and Image Hosting
Se toda mulher de TPM tivesse uma uzi, a humanidade estaria extinta!

Nos quesitos técnicos, DDS dá um show de qualidade: os gráficos, apesar de estilizados, são de muito bom gosto, com personagens grandes e bem animados. As CGs usam gráficos direto do jogo para dar uma sensação de continuidade. O som é de alto nível, com ótima dublagem e, mesmo que algumas músicas sejam bem repetidas no decorrer do game, elas não chegam a cansar. Destaque para o tema da abertura.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Que que é esse laranja aí? Perdeu no paintball?

Digital Devil Saga é um ótimo game que carrega com louvor a marca Shin Megami Tensei. Personagens carismáticos, enredo cativante e muitos segredos pelo caminho. Ponto pra Atlus.

Prós e Contras
- Gráficos estilosos
- Ótimo enredo
- Som na medida
- Muitas batalhas aleatórias
- É a metade de um game


Vídeo


Legendas por Vivard e Shinkoheo

Posted by Lio 11:02