Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Metal Gear Solid 3: Snake Eater



Gênero: Aventura / Ação / Stealth
Produtora: KCEJ
Distribuidora: Konami
Lançamento: 17/11/2004
Nota: 9,6



A Rê Vendo
Manja aqueles jogos que já logo de cara você percebe estar jogando uma obra-prima? Não são muitos, para citar alguns: God of War, Gears of War, GTA e, é claro, Metal Gear Solid 3: Snake Eater.


Que Rambo, que nada, o lance é não fazer barulho

Ao começar a jogar, leva algum tempo para nos darmos conta de que estamos jogando um PS2, parece algo do futuro, lá junto com GOW 2, mas tanta evolução gráfica assim acaba levando a alguns slow-downs em certos momentos, mas nada que interfira na jogabilidade.

"Uhgh, espera aí, acho que minhas hemorróidas estouraram"

Quando este choque inicial passa, você logo tem outro ao se dar conta de que o radar, o grande amigo das versões anteriores, desapareceu! No começo este fato pesa muito, mas depois de algum tempo de jogo você passa a se habituar com a atmosfera do game e passa a gostar da ausência dele, pensando até em jogar MGS2 com o bicho desativado.

Estátua!

O game tem um roteiro que, com pequenos ajustes, poderia virar um grande filme de ação. Há muito o que ser assistido e lido entre as fases das missões, e nas cenas semi-interativas você pode apertar o triângulo a qualquer momento para dar um zoom na imagem, variando com a pressão posta no botão, e em alguns momentos específicos, apertando R1 você tem a visão em primeira pessoa de Snake.

"The Boss, quer se casar comigo?"

Na tela de jogo, abaixo da barra de energia de Snake, agora temos uma outra que mede a resistência do dito-cujo, você pode encarar esta barra também como algo que nos indica o seu nível de fome, e é aí que entra o lance do nome do jogo. Não entendeu? O titio aqui explica já já.

Um totozão nervoso!

Snake carrega uma mochila (ninguém vê, mas ele carrega) acessada pelo botão start, onde você encontra o item food, que é onde é armazenada a gororoba, sendo inicialmente rações, que não duram muito, por isso, Snake tem que caçar sua própria comida na selva, que vai de frutas a animais, inclusive cobras (cobras, snake, comedor de cobras, snake eater, sacou? ahn? ahn?). Um certo cuidado deve ser tomado com os alimentos perecíveis, pois eles estragam depois de um tempo armazenados e, comendo um desses, uma dor de estômago/barriga será queixada pelo cara, que terá de tomar um remédio para curá-la.

Atiro na cabeça ou no cilindro de gás? CILINDROOO!!!

Não é só este o fator que exige o tratamento do personagem, quando Snake é atingido por um tido tiro, soco ou facada, tal como uma queda de uma altura considerável, é preciso um procedimento adequado, que se baseia em utilizar bandagem, pomada, desinfectante, talas, agulha e linha para suturas, e não só para Snake, pois em alguns pequenos momentos tu controla a loira gostosa que ajuda ele.

Momento caliente

Como nos outros games da série, o silêncio é muito importante para o sucesso nas missões. Há um modo silencioso de andar e se rastejar (utilizando o direcional digital), e, para render os adversários foi acrescida uma grande variedade de movimentos (chamados de CQC, sigla de Close Quarters Combat), entre eles a possibilidade de utilizar um oponente como escudo humano para Snake se defender (duh) e atirar ao mesmo tempo (ato que exige que o jogador tenha três mãos, pois a combinação de botões para isso é meio que impossível).

"Os puliça tão subindo no morro, bala neles!"

Para alguma ajuda ou salvar o game, existe o rádio (acessado pelo botão select), em que você pode a qualquer momento se comunicar com seus superiores e auxiliares, cada um com informações específicas, mas nada muito importante.

Um belo problema de gases

O que não falta no game é ação, cenas de felasdaputa de boas, com até uma perceguição de autos que deixa Matrix Reloaded no chinelo. É por estas e muitas outras qualidades Metal Gear Solid 3: Snake Eater é um dos melhores jogos da atualidade.

Prós e Contras
- Gráficos felomenais
- História porretíssima
- Som igualmente porretíssimo
- Evolução em relação o antecessor

- Muitas cenas antes de "por pra frente" no controle

Video

Posted by Vivard 16:03