Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Shadow of the Colossus



Gênero: Aventura
Produtora: SCEI
Distribuidora: SCEA
Lançamento: 18/10/2005
Nota: 9,4


Revision
Após desenvolver e ter sucesso com ICO, a famosa equipe dos inexperientes desenvolveu Shadow of the Colossus, game que se utiliza da mesma fórmula, desde o visual até a magia contida no enredo para atingir o mesmo público do primeiro, porém com inovações pra lá de consideráveis.



Segura essa poeira!

Para recuperar a vida de uma garota, que sabe-se lá o que ela é do protagonista, Wander deve derrotar todos os dezesseis colossi das terras em que se encontra e liberar "homens da sombra", uma espécie de almas dos gigantes.


O que que ela é dele eu não sei, mas que ele vai faturar, vai!

Detalhe: no "mundo" em questão os únicos seres vivos são o caveleiro, seu cavalo, os gigantes e uns bixinhos para compor cenário, como aves, lagartos e tals. A garota que ele tem que salvar? Sei lá se ela pode ser considerada viva...


"Ainda bem que essa ferradura é revestida com borracha!"

Neste, diferentemente de ICO, o cenário é aberto e extenso, mas por outro lado, não fugindo às origens, as expressões corporais e faciais estão no mesmo esquema e bem diferentes do que qualquer outro game.


"Cacete, o sol tá me cegando!"

O clima visual do da parada é único e belo, sempre está presente um sol matinal, que deixa tudo muito claro, lembrando muito as cidades élficas do primeiro Senhor dos Anéis.


Fotografia digna de Oscar!

Os combates têm muita ação, mas para localizar os bixões é preciso ir até um local que receba raios de sol, erguer sua espada para refleti-los e ver para onde eles se concentram, essa é a direção você deve ir.


"Pelos poderes de Gray Skull!"

Há gigantes quadrúpedes, bípedes, humanóides, aves, em forma de víboras, terrestres, aquáticos, voadores, escavadores, desde o tamanho de um mamute até a alturas colossais (sem trocadilhos) que chegam a umas vinte ou trinta vezes o tamanho de Wander (que não é Wildner).


Fodeu, o cavalo ficou sozinho!

Ao encontrar os colossi, primeiramente você deve descobrir como escalá-lo, tarefa das mais complicadas, pois para cada um há uma maneira específica. Neles existem os pontos vitais, locais que você deve localizar e fincar a espada.


Mandando o cavalo ir pastar

Todos os gigantes, em determinadas partes do corpo, têm pêlo, o que torna possível escalá-lo, porém, Wander não se aguenta pendurado para sempre, pra isso existe uma barra indicadora, que aumenta conforme o tempo de jogo meio que pela experiência adquirida.


"Alguém coça as minhas costas?"

Em muitos casos, um item essencial para se ter sucesso é o cavalo que, diga-se de passagem, está muito bem feito, desde seu comportamento intuitivo até os controles, que não são plenos, o que realmente dá a impressão de estar controlando um ser vivo que não depende totalmente de você.


Com o perdão do trocalhido, a parada é colossal!

Quando em cima dos bichões, os efeitos de movimento e sensação de altura são perfeitos e sem nenhuma travadinha. Se você está pendurado no braço do gigante e ele o movimenta rapidamente, entra em ação o efeito blur, muito utilizado em jogos de corrida, que aqui causa uma sensação muito foderosa de "soltou fodeu".


Esse é padrão God of War

Os efeitos de água, luz e sombra são ótimos, pode-se dizer que os mais bem-feitos até no console. O som é o quesito mais normal do game e que não tem muito destaque, mas talvez seja exatamente isso que colabora para a criação do mesmo clima tenso de ICO.


Uma coisa meio "História Sem Fim"

Shadow of the Colossus é um dos melhores jogos do PS2 e continua sendo um dos melhores já lançados até hoje, superando a maioria dos jogos nexgen existentes. Resta ficar no aguardo de The Last Guardian, próximo projeto da equipe produtora, que se passa no mesmo mundo de ICO e Shadow of the Colossus.

Prós e Contras
- Gráficos foderosíssimos
- Diferente de TUDO
- Direção de arte fenomenal
- É gratificante derrotar cada gigante

- Poderia ter mais gigantes, pois no final fica gosto de "quero-mais"

Vídeo



Posted by Vivard 20:18  

1 Comment:

  1. Franci23 said...
    Esse jogo já ouvi falar mas ainda não joguei mas deu vontade de conferir, a unica pena é que parece ser muito curto.

Post a Comment