Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



WRC Rally Evolved


Gênero: Corrida / Simulação
Produtora: Evolution Studios
Distribuidora: SCEE
Lançamento: 28/10/2005 (Europa)
Nota: 8,2



A Rê Vendo
Quem acompanha o mundo automobilístico sabe o que significa a sigla WRC e o que ela representa dentro dele. Quem não acompanha, o titio aqui vai explicar: WRC (World Rally Championship) é a mais alta categoria dos off-roads, meio que a Fórmula 1 dos rallies, entendeu, rapá?



"Quer dar um jeito nisso? Lava-Rápido do Zé, onde mulher paga meia!"

Assim como acontece com a F-1, os direitos de produção de games da WRC também é da Sony, porém, o descaso notável a quilômetros com o game da categoria do nosso Ruinzinho Pé-de-Martelo (é só um trocadilho, calma!) não marca presença em WRC, muito pelo contrário, o jogo é repleto de detalhes animais.


Não gostou do corte? Fala com o Shinkoheo

Diferente da série F-1, WRC não possui um modo carreira (o que é ruim), mas tem "corridas" muito mais emocionantes que o irmão da F-1, mesmo correndo cada etapa sozinho (o que é bom) na pista.


Ó, nosso logo iluminado

Há algumas categorias em que há oponentes na pista, mas o filé da parada é mesmo a reprodução da temporada 2005 do WRC. Pra quem não conhece, o titio aqui explica de novo: o campeonato é disputado em dezesseis rallies, uma em cada país, cada qual com sua superfície (terra, cascalho, asfalto, neve, gelo e tals). Cada rally é composto por três etapas em trajetos diferentes onde é tomado o tempo que cada piloto leva para completar cada percurso. No final das três etapas, os tempos são acumulados e o que tem a menor soma é o vencedor do rally, recebendo dez pontos, assim como na F-1.


"Aê, empresta o carro aí, seu regulado!"

Junto com o campeoanto de pilotos há o de contrutores, que não é lá muito importante.

O jogo é totalmente oficial, então você encontra todos os pilotos (incluindo Sébastian Loeb, Peter Solberg e Marcus Grönholm) e carros (Citroën C4, Ford Focus, Subaru Imprenza e tals) reproduzidos fielmente, todos sujeitos a danos visuais e de performance. Ah, e antes que você se pergunte, Colin McRae abandonou o circuito WRC em 2004.


Placa: "Emos na pista"

Depois de escolher equipe e piloto, chega a hora de acelerar, mas o lance aqui não é bem andar rápido, e sim manter a caranga na pista (arcadeiros de plantão, podem esquecer), seguindo as instruções do navegador (com o idioma português selecionado, fala tudo em lusitanês, o que gera alguns momentos cômicos), que diz o lado e grau das curvas e marcha ideal para entrar nelas).


Acho que esse foi o jogo mais monótono para escrever legendas

Durante os rallies, você, além de ter que superar os obstáculos naturais da pista, deve desviar de imprevistos, como pedras rolando (ó) de um desmoronamento e atingindo a pista, árvore tombada, incêndio nos arredores, animais e carros de outros pilotos que se acidentaram ("rrrapazesh sem sorrte", pode dizer o navegador), tudo isso exige muito reflexo em determinados momentos.


"Á lá, vampegá uma praia, mano!"

Para os mais pastéis, há vários auxiliares de condução, o que tira totalmente a graça do jogo... dá até pra usar no começo pra pegar as manhas de como funciona a coisa toda, mas quem usar por mais de duas corridas pode se considerar, para usar um termo bem americano, um loooooooooooooooser.


Esse tá queimando um óleo da porra!

Bateu o carro, ele amassa, bateu muito forte, quebra componentes internos, sempre com o navegador avisando o que quebrou, tendo entre cada etapa, vinte minutos para concertar as peças, passou disso há a penalização de trinta segundos para cada cinco minutos estourados. Ganhou um rally? Você recebe pontos para comprar itens bloqueados para outros modos de jogo.


É, tô meio sem criatividade hoje...

Os gráficos são bem competentes, há fumaça, neblina, ótimos efeitos de iluminação, água voando e atingindo a câmera ou, no caso da visão interna, o pára-brisa e depois os limpadores fazendo o seu trabalho, tudo isso com pouquíssimos slowdowns, e o carro fica sujo, empoeirado, enlameado e molhado, dependendo da pista e do clima, sem contar os replays, que, na visão de câmera onboard tem até as interferências nos impactos.


Quero ver subir isso com um motorzinho 1.0!

O audio também faz bonito, com bons efeitos e cascalho voando e pegando o assoalho, nas pancadas, assim como no rugido do motor e trocas de marchas.

Os controles respondem muito bem e têm calibragem pra praticamente tudo. Saiu da pista e se enroscou numa árvore? Aperte select que o carro reaparece no centro da estrada. Às vezes é melhor apertar logo o select do que tentar voltar pra pista.


"Ainda não achou o Lava-Rápido do Zé?"

WRC Rally Evolved é um puta jogo pra quem curte um bom simulador em situações desafiadoras. Nem se compara com seu parentes da F-1 e nem com os rallies dos Gran Turismo. Vale muito a pena.

Prós e Contras
- Realismo
- Desafio
- Jogabilidade
- Detalhes gerais que fazem a diferença

- Poderia ter mais danos visuais nos carros
- Ausência do modo carreira


Vídeo (o cara é braço)

Posted by Vivard 19:42  

1 Comment:

  1. Anônimo said...
    boa condução

Post a Comment